quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

É só questão de força de vontade.


Criei esse blog não apenas para dar dicas de moda, mas para falar de diversos assuntos. E hoje eu tive a ideia de postar sobre alimentação saudável.  Depois de engordar alguns quilinhos por ficar em casa, ansiosa para que a minha vida mudasse da noite para o dia e ouvir os relatos da minha mãe, que é uma mulher extremamente sedentária e de péssimos hábitos alimentares, resolvi me ligar, e começar a parar de comer coisas que eu sabia que me faziam muito mal e me deixavam gorda. Eu adoraria mudar esses hábitos da minha mãe, mas é impossível, ninguém, pode mudar, ninguém. Se você passar a pensar mais na SUA saúde, e que ter uma vida saudável é mais importante que se deixar levar pela boa aparência enganadora de um alimento. VOCÊ CONSEGUE PARAR, SIM, E RESISTIR.
Eu não sou nenhuma, nutricionista, embora já tenha pensado em seguir essa carreira, mas ninguém precisa ser médico para saber o que faz bem ou não a saúde, quando o assunto se trata de comida. Esse assunto é comentado em todos os meios de comunicação, vai dizer que pelo menos uma vez você não ouvir falar sobre isso? 
Então, vamos parar com essa preguiça de mudar de vida e de hábitos, nada é impossível. A baixo vou colocar uma pequena lista dos alimentos que foram considerados os mais prejudiciais a saúde. Não vou colocar detalhes, por que não sou especialista, ok? 



10º Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans. Não é impossível para de tomar sorvete, mas eu sei que é complicado, ainda mais no verão. Um só por mês já está ótimo, né? 


sse alimento causa flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Esse não tem o que reclamar, esquece, parar de comer é a solução.




Nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. O melhor é fazer uma você mesma, ou comprar em uma pizzaria de sua confiança, um pedaço está ótimo, E TIRA ISSO DA CABEÇA QUE NO FINAL DE SEMANA TUDO PODE! pra que fazer dieta a semana toda e no final de semana, descabelar? Na minha opinião, UM PEDAÇO EM UM FINAL DE SEMANA JÁ VALE.  


 7º Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. 

Por que não substituir esse veneno por cenouras cozidas? Mesmo cozida, eu acha que depois dessa explicação simples sobre a batata é melhor, substitui-lá por alimentos mais saudáveis. 


6º Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.


 Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Segundo alguns sites, o consumo de frios, não é recomendado, mas eu sei que essas mudanças radicais são difíceis, então troque o bacon, por peito de peru.



O consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. 

Um sanduíche natural é tão gosto quanto um hot dog, eu acho.


Esse? precisa de muitas explicações, é só olhar  tamanho dos americanos que conseguimos entender, fast food é realmente prejudicial, conheço pessoas que trocam de tudo por isso e sinceramente acho um exagero e uma falta de amor próprio. O melhor é trocar tudo isso por um bom prato de arroz e feijão da mamãe. 



De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionistas.
Trocar por suco natural é uma opção, o suco de laranja sem açúcar, por exemplo, é uma delicia. 

Ps: A coca-cola zero não foi escolhida em vão, várias pesquisas sobre essa bebida, garantem que a coca zero usa adoçante banido nos EUA. O próprio site da filial brasileira da Coca-Cola admite, em seu site, que a fórmula do refrigerante contém ciclamato de sódio — assim como as de Sprite Zero, Fanta Zero e Kuat Zero.

Se fosse bom, não era banido, não acham?


1º Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos, etc, etc, etc.

EU TENHO CERTEZA QUE ÁGUA NÃO FAZ NADA DISSO!


Eu sei o quanto é difícil mudar hábitos, eu ainda sofro, principalmente com a pizza e o  salgadinho de batata que eu sempre fui viciada.  Mas, tudo isso é uma questão de força de vontade de mudar para a melhor. Nunca é tarde para começar. bora lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário